quinta-feira, 1 de julho de 2010

Presidente JK: pé quente no esporte

Na véspera do jogo Brasil X Holanda, na Copa da África, o blog recorda o período de ouro para o esporte durante o governo JK. Também nessa área foi inesquecível o governo do presidente Juscelino Kubitschek, de 1956-1961, pontilhado por títulos inéditos e grandes feitos de atletas brasileiros. Em 1956, nos jogos de Melbourne, na Austrália, Ademar Ferreira da Silva foi bicampeão olímpico, reprisando o feito de 1952, em Helsinque, na Finlândia, e batendo novamente o recorde mundial de salto triplo.

Copa da Suécia

Em 1958, a seleção brasileira de futebol conquistou na Suécia a sua primeira Copa do Mundo, a taça Jules Rimet- mais tarde furtada e derretida por ladrões de ouro, no Rio de Janeiro, numa sucessão de vitórias em que brilhou um garoto de apenas 17 anos, Pelé.

Mulher no Tênis

No mesmo ano, a tenista Maria Esther Bueno ganhou seu primeiro título no torneio de Wimbledon, na Inglaterra, em dupla com a americana Althea Gibson. Ela seria bicampeã em 1960, quando se tornou também a primeira mulher a vencer os torneios de duplas do Grand Slam (Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e US Open).

Basquete e Boxe

Em 1959, a seleção brasileira de basquete trouxe de Santiago, no Chile, seu primeiro título mundial. Também no boxe o Brasil ganhou seu primeiro título mundial, quando, em 1960, o peso-galo Éder Jofre derrotou o mexicano Eloy Sánchez.

Clique aqui para saber mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário