sábado, 22 de maio de 2010

Exposição “Lucio Costa- arquiteto”

Uma grande exposição dedicada ao criador de Brasília celebra os 50 anos da Capital Federal. “Lucio Costa – arquiteto”, em cartaz até 3 de agosto no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, traz um panorama completo da obra do arquiteto brasileiro que ficou conhecido no mundo com o projeto do Plano Piloto.

A exposição mostrar toda a trajetória profissional do arquiteto, ainda pouco conhecida pelos brasileiros, que criou a capital federal. A exposição apresenta os projetos de Lucio Costa em ampliações, fotos e, sobretudo, maquetes, inclusive as que originaram Brasília. O público poderá fazer um passeio por toda a sua carreira, incluindo sua presença em momentos decisivos, no âmbito do seu ofício, a exemplo da reforma do ensino em 1930 com o prédio do Ministério da Educação e Saúde (hoje Palácio Capanema), no Rio de Janeiro, e do Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York. Esses trabalhos revelaram ao mundo a arquitetura moderna brasileira.

Constam da mostra sua atuação em outras áreas, como o Patrimônio Histórico, além de aspectos do seu pensamento abrangente, seja sobre arte, ciência ou tecnologia ou política. Lucio Costa foi, também, um grande humanista e pensador brasileiro, atuante ao longo de todo o século XX. Sempre teve total confiança no Brasil, “um país precursor, que não tem vocação para a mediocridade”, dizia o arquiteto.
“Lucio Costa – arquiteto” utiliza recursos audiovisuais e de multimídia, que oferecem ao visitante a possibilidade de ver e ouvir comentários do próprio Lucio Costa sobre todo o acervo exposto. No mezanino do museu o público entra em contato com o contexto em que Brasília nasceu por meio dos originais do Plano Piloto apresentado no concurso e dos estudos que o precederam.

Outro ambiente da exposição mostra o marcante e inusitado projeto de Lucio Costa para o Pavilhão da Trienal de Milão, em 1964, chamado Riposatevi (Repousem), reproduzido em escala 1/1, com quatorze redes de dormir, nas quais os visitantes podem relaxar.

A exposição conta, ainda, com programa educativo, um seminário internacional e fará parte da programação do encontro do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, que será realizado em Brasília, no final de julho.

Serviço: De 13 de maio a 03 de agosto, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República Setor Cultural Sul, Lote 02, Esplanada dos Ministérios - Brasília – DF. Tel.: (61) 3325-5220 / 6234. Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário