sábado, 24 de abril de 2010

O passageiro da esperança

Com o nome de "O passageiro da esperança" o espaço cultural da Caixa, em Brasília, expõe até o dia 23 de maio fotos de Mário Fontenelle (1919-1986) que registram a construção da capital e a vida de seus pioneiros. Fontenelle não era fotógrafo de profissão, era mecânico de aviões e amigo do presidente Juscelino Kubitschek.

Natural do Piauí, Fontenelle foi para o Rio de Janeiro, então capital da República, para estudar. Inovador, acabou cursando mecânica de aviões. Viajando a bordo do avião de JK, Fontenelle percebeu a importância do momento e pediu uma câmara emprestada. O presidente lhe deu de presente uma Leica. Foi com ela que Fontenelle fez o primeiro registro aéreo do cruzamento dos eixos de Brasília. Muitas outras fotos viriam depois para que o registro da obra monumental que foi a construção de Brasília entrasse para a história.

O blog recomenda a visita à exposição. É muito bom conhecer mais sobre a capital do Brasil.

Um comentário:

  1. Pelas minhas contas... Brasília fez 50, farei 50 em 30 dias... estou em Brasília há sete anos e dez meses... arredondando, perdi 41 anos e onze meses de viver aqui. Mas ainda dá tempo de virar o jogo...

    ResponderExcluir