sábado, 12 de dezembro de 2009

Dr. Célio Meneccuci: o cronista de Brasília


Antes mesmo do advento da Internet, o médico Célio Menucucci já praticava proezas virtuais: ele foi o primeiro pioneiro de Brasília a casar por procuração em 1959, estava em Londres fazendo um curso de especialização e a noiva o esperava no Planalto Central. Dr. Célio veio da mineira Lavras em setembro de 1958 já comprometido, quando viajou para o exterior a solução encontrada pelos apaixonados foi recorrer a uma carta registrada dos Correios para oficializar o casamento com uma procuração. Casamento desfeito 11 anos depois mas que deixou três filhos e seis netos e uma sólida amizade.

Aos 78 anos o médico reumatologista , fundador do hospital Santa Lúcia, ainda atende de segunda à quinta-feira em seu consultório na Asa Sul. Foi lá que nos recebeu para uma agradável e nostálgica conversa. Dr. Célio conta que chegou em Brasília já contratado para trabalhar no Hospital do IAPI, depois foi para o Hospital Distrital, hoje chamado de Base, onde ficou até 1979, quando foi transferido para o serviço de Biometria da Secretaria de Saúde do GDF, em 1966 também começou a atender no STF e ainda chefiou o Serviço Médico da SEPLAN. Na foto acima, o médico Édson Porto, de jaleco, colega de Célio, e a primeira ambulância do IAPI.

A escolha por Brasília foi uma influência paterna. O pai de Célio era vendedor e viajava muito pela região Centro-Oeste. Como viajante soube da epopéia da construção de Brasília e contava maravilhas para a família sobre o projeto do presidente Juscelino Kubitschek. De médico pioneiro, Célio se transformou em clínico de JK e de toda a sua família.

Da época da construção guarda boas lembranças. “JK era uma pessoa ótima, solidária, a vida naquele tempo era muito boa. Todos eram amigos, do porteiro ao motorista, passando pelos engenheiros, os médicos, os professores...”

Observador atento dos hábitos e costumes daquele tempo, o médico Célio Meneccuci também desenvolveu o talento literário. Escreve crônicas que resgatam a memora da construção de Brasília. Algumas delas vamos publicar aqui no blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário