terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nardelli recorda os anos de chumbo: da embaixada para os Titãs

O ginecologista e obstetra Ítalo Nardelli realizou o parto do filho caçula de Lígia de Britto Álvares Afonso, esposa do deputado federal Almino Afonso (AM), ex-ministro do Trabalho e Previdência Social do governo de João Goulart. Quando Fábio nasceu o deputado estava asilado na Embaixada da Iugoslávia, em Brasília, cassado em abril de 1964 pelo Ato Institucional Número 1, junto com ele o deputado Rubens Paiva.

Nardelli não teve dúvidas nem receio, pegou o bebê de dois dias no colo e o levou na embaixada para o pai conhecer. “Falei com os guardas que cercavam a embaixada, quase todos me conheciam, expliquei a situação, disse que ficaria só cinco minutos, e eles me deixaram entrar. O deputado ficou muito emocionado quando viu o menino”, recorda o médico.

Lígia e Almino tiveram quatro filhos, um deles, que assina Sérgio Brito, toca na banda Titãs. Da embaixada, a família seguiu para Áustria e depois Chile. As crianças foram alfabetizadas em espanhol. Somente em 1976 o deputado retornou ao Brasil com a família.

A esposa de Nardelli, Elza, lembra da correria estudantil pelas ruas de Brasília durante os anos de chumbo. “Era um horror, todo o dia alguém ia preso, a UnB vivia cercada”.  O filho caçula, Ítalo- o Dango, nascido em Brasília em 62, tinha muito medo da polícia. Um dia, abrigado na Igreja Santo Antônio com a mãe, enquanto ocorria uma manifestação estudantil na área externa e a polícia fazia o cerco, o menino declarou: “quando eu crescer não quero ser estudante”.

Porque Eu Sei Que É Amor

Composição de Sérgio Britto e Paulo Miklos (Titãs)

Eu não peço nada em troca
Porque eu sei que é amor
Eu não peço nenhuma prova

Mesmo que você não esteja aqui
O amor está aqui
Agora
Mesmo que você tenha que partir
O amor não há de ir
Embora

Eu sei que é pra sempre
Enquanto durar
E eu peço somente
O que eu puder dar

Porque eu sei que é amor
Sei que cada palavra importa
Porque eu sei que é amor
Sei que só há uma resposta

Mesmo sem porquê eu te trago aqui
O amor está aqui
Comigo
Mesmo sem porquê eu te levo assim
O amor está em mim
Mais vivo

Eu sei que é pra sempre
Enquanto durar
E eu peço somente
O que eu puder dar

Porque eu sei que é amor
Porque eu sei é amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário