quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer na Espanha

O arquiteto Oscar Niemeyer está hospitalizado no Rio de Janeiro para a realização de vários exames. Aos 101 anos, Niemeyer prepara uma edição especial de sua revista “Nosso Caminho” para os 50 anos de Brasília, em 2010. No mesmo dia de sua internação, o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, na Espanha, é destaque no noticiário ao receber a visita do ator Brad Pitt. O blog faz o registro: conheça o centro e saiba o que Pitt foi fazer lá.

Centro Cultural

O Centro Internacional Cultural Oscar Niemeyer é um grande espaço arquitetônico em construção em construção em Avilés, nas Astúrias, Espanha. Esse é o primeiro trabalho do Oscar Niemeyer na peníncula ibérica. O centro incluirá um auditório, um prédio para exposições, torre de turismo e edifício de usos múltiplos, bem como um grande espaço ao ar livre, onde as atividades culturais se realizarão regularmente. Grandes espaços livres de intervenções caracterizam muito bem a obra de Niemeyer, como mostra Brasília e o recente Museu da República.

Além da sua dimensão cultural, o Centro Internacional Cultural Oscar Niemeyer de Avilés tem um elemento ambiental muito importante, a parte central de um longo processo de regeneração urbana que modificará o aspecto da cidade. O projeto ajudará a limpar o rio Avilés e eliminará o trânsito pesado da área do porto, convertendo os espaços em áreas esportivas e lúdicas. A área é chamada agora de “isla de la innovación” (a ilha da inovação).

Espera-se que o centro seja um gerador de talento, conhecimento e criatividade, bem como faça a promoção de conteúdos locais. Em dezembro de 2007, a Fundação Oscar Niemeyer organizou o Primeiro Fórum Mundial de Centros Culturais Internacionais em Avilés (também conhecido como o G8 da Cultura): Lincoln Center de Nova Iorque, o Centro Barbican de Londres, a Casa de Ópera de Sydney, o Centro Georges Pompidou de Paris, a Biblioteca da Alexandria, o Fórum Internacional de Tóquio, o Centro Cultural de Hong Kong e o Centro Cultural Óscar Niemeyer.

O Centro Niemeyer colaborará também com a Escola de Economia de Londres, e com o Teatro Old Vic de Londres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário